Egbert Schuurman (1937 - ) is a professor of Reformational philosophy at the Universities of Delft

Egbert Schuurman (1937 - ) is a professor of Reformational philosophy at the Universities of Delft

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Como os vínculos sociais conduzem os mercados

Como os vínculos sociais conduzem os mercados


John Horvat II
800px-Mercato_del_pesce_a_Milano
Geralmente pensamos que a publicidade é a chave para criar demanda. A propaganda nos faz conhecer a disponibilidade de produtos. Só que, muitas vezes, esse não é o motivo pelo qual as pessoas compram. Pessoas tendem a comprar de outras pessoas.
O sociólogo David Halpern observa que as redes sociais são muito importantes na condução dos mercados:
“Mesmo no mundo de alta tecnologia dos mercados mundiais (baseado na internet), a maioria dos negócios continuam a ser canalizados não apenas por sinais de preços, mas pelas redes sociais. Pessoas tendem a comprar – e a fazer acordos – com os conhecidos, sejam eles agricultores ou financiadores da cidade. E o almoço de negócios permanece tão onipresente hoje como sempre. O mercado atual é de alta tecnologia, mas ainda não é de ‘alto contato’” (David Halpern, Social Capital, Polity Press: Cambridge, 2005, p. 51) ¹.

(Tradução: Fabio Ramos)
¹ Título do livro: “Capital Social”, em tradução livre.

Fonte  via:
http://ipco.org.br/ipco/noticias/como-os-vinculos-sociais-conduzem-os-mercados#.U2o6nfldWyk

Nenhum comentário:

Postar um comentário